Mercantilismo em Uncharted - Educação com Videogames


Esta figura de macaco de ouro é um colecionável do game Uncharted: Drake’s Fortune (2007). No jogo de ação-aventura, o caçador de tesouros Nathan “Nate” Drake investiga as pistas deixadas por Sir Francis Drake (1540 - 1596), que teria encontrado o lendário tesouro do Eldorado.


Uncharted é uma obra de ficção que mistura a imaginação com o real, fatos históricos como a busca por metais preciosos, o colecionável da imagem é um exemplo, são incorporados junto a trama narrativa do game, no estilo Indiana Jones. Na imagem, temos um pouco de Mercantilismo (História), que é incorporado a uma narrativa fictícia, portanto imaginada.


MERCANTILISMO NA HISTÓRIA

O livro Formação Econômica do Brasil, da Fundação CECIERJ, nos fornece a seguinte informação a respeito do mercantilismo:


“Política econômica de caráter protecionista, o mercantilismo se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Sua base é o acúmulo de capital – representado, naquele período, por metais preciosos (ouro e prata, principalmente), protecionismo alfandegário e balança de comércio favorável.” (DANTAS e PENALVA, 2009, p. 12)


Essa é a definição histórica de mercantilismo, quanto ao game…



OURO EM UNCHARTED

Durante o jogo, além de sobreviver a muitos tiroteios, pancadarias, perseguições e explosões - como um bom game de ação e aventura - o personagem também coleciona tesouros na forma de objetos de ouro e prata. Na citação do livro, Formação Econômica do Brasil, vamos lembrar de um ponto central na definição de mercantilismo: “Sua base é o acúmulo de capital – representado, naquele período, por metais preciosos (ouro e prata, principalmente)”.


Alguns dos tesouros colecionados em Uncharted, não tenho certeza se todos, são baseados em objetos da época das Grandes Navegações, que também foi a época da Descoberta e Conquista da América - a lenda do Eldorado é dessa época. À seguir, um colecionável em Uncharted ao lado de sua inspiração real, trata-se do “Pingente tairona de ouro”, da coleção do Museu do Louvre, na França.



AULA DE HISTÓRIA COM UNCHARTED

Determinadas produções da cultura geek, se inspiram em fatos históricos para compor suas narrativas, elas misturam história real e ficção. Por um lado incorporam elementos históricos, por outro imaginam uma trama, fazem um “como seria se…”. No caso de Uncharted: Drake’s Fortune, “como seria se Sir Francis Drake (corsário histórico) tivesse encontrado o tesouro do Eldorado”. E ainda, deixado pistas que podem levar a encontrá-lo no tempo atual, tempo do jogo.


Na História real, os europeus de fato procuraram muito pelo tesouro do Eldorado, mas nunca o encontraram, hoje o Eldorado é considerado uma lenda. Portanto, o game incorpora um fato histórico real, as inúmeras buscas pelo Eldorado, e acrescenta imaginação, “como seria se Sir Francis Drake tivesse encontrado”.



O VIDEOGAME COMO ARTE E JOGO

O GamesVida é um site e canal do Youtube que estuda os videogames na sua Totalidade. Aqui tanto a imaginação quanto a jogada é explorada. Com materiais de ‘Educação com Videogames’ e análise das jogadas. É o videogame investigado como Arte e Jogo. Para acesso rápido, fácil e organizado a todo o conteúdo do site consultar o seguinte link: Mapa do GamesVida.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
* Dantas, Alexis Toríbio; Penalva, Angela Moulin S. Santos. Formação Econômica do Brasil. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.


FONTE DA IMAGEM
* Pingente tairona de ouro: Louvre Museum, Public domain, via Wikimedia Commons.



[GAME OVER]

Postagens mais visitadas deste blog

As Melhores Armas para cada Build de Bloodborne

Dicas para Ghost Recon Wildlands - Guia Tático

Bloodborne: Subir de Nível e Status (O Level Up)