Pular para o conteúdo principal

Os melhores jogos? - Soulslike da FromSoftware

Paisagem linda em Elden Ring

O mundo dos games apresenta jogos incríveis em termos de cenário, narrativa, efeitos audiovisuais, gameplay e etc. Alguns são multi premiados, vencedores de inúmeros GOTY (Game of the Year - Melhor Jogo do Ano); outros fundam novas fórmulas que serão copiadas por muitos outros, criando novos gêneros ou subgêneros; existem, ainda, aqueles que formam toda uma comunidade de fãs que não cansa de declarar: este é o melhor! Finalmente, os melhores recebem algumas das mais altas notas agregadas no Metacritic.


Todas essas são formas de premiar e apontar quais são os melhores jogos de todos os tempos, e todas elas aconteceram com os Soulslike da Fromsoftware. Me refiro a Demon's Souls (2009), Dark Souls (2011), Dark Souls II (2014), Bloodborne (2015), Dark Souls III (2016) e Elden Ring (2022). A mente criativa por trás dessa fórmula é Hidetaka Miyazaki, um japonês que aprimorou muito os jogos da FromSoftware, criando uma das melhores experiências do mundo gamer.


SOULSLIKE ENTRE OS MELHORES

Para se ter uma ideia do quanto a crítica especializada aponta a qualidade dos jogos Souls, o game Elden Ring (2022) é, simplesmente, o jogo mais premiado da história em contagem de títulos. E em 2021, o Golden Joystick Award, premiou Dark Souls (2011), um dos fundadores da fórmula da FromSoftware, como o melhor jogo de todos os tempos (categoria Ultimate Game of All Time).


Nesta postagem, vamos explicar por que os Souls da FromSoftware estão entre os melhores. Vamos tentar causar, pela leitura, um pouco da sensação dos Soulslike, algumas vezes chamados de Soulsborne. Quanto a Sekiro: Shadow Die Twice (2019), esse não apresenta alguns dos elementos descritos aqui, mas é um excelente jogo e compartilha muitas características com os outros Souls. Sekiro é mais diferenciado, não tem exatamente um build; mas habilidades, artes de combate e ferramentas prostéticas. E se não tem certos elementos, inova com outros, por exemplo, o gancho, que possibilita rápidas subidas para o telhado ou para as árvores; além da possibilidade de ter uma segunda chance (reviver). Além disso, o sistema de combate é único dentre os Souls; repelir e defender funcionam de forma diferente.


Bloodborne (2015) e Elden Ring (2022) apresentam suas diferenças, mas contém os elementos mencionados aqui.


PARA OS FÃS, OS MELHORES

Embora os Souls da FromSoftware apresentem qualidades inegáveis e sejam reconhecidos pela crítica como excelentes jogos, é natural, como acontece com qualquer jogo, que tenha muita gente que não gosta e prefere jogar uma das muitas outras opções. Nenhum ranking de melhor jogo é consenso entre uma comunidade tão grande e tão diversa como a dos gamers. Mas o foco deste texto é explicar o que existe de excelente nesses jogos, especialmente o que faz tantos fãs se apaixonarem por esse gênero, e ficarem super empolgados com as produções da FromSoftware. Para estes jogadores, os Soulslike são os melhores!


O RETORNO DA DIFICULDADE

Em uma época em que parecia que os jogos haviam abandonado a dificuldade das primeiras décadas, Demon's Souls (2009), seguido de Dark Souls (2011), apresentaram a fórmula Souls da FromSoftware, em que a dificuldade é essencial. Não havia como deixar o jogo mais fácil, easy mode, dessa forma, os jogadores que ansiavam reencontrar aquele gostinho de desafio dos primeiros tempos dos videogames, encontraram nos jogos Souls uma sensação que misturava a dificuldade nostálgica com uma aventura recompensadora. E o que fazia tudo ainda melhor, é que a cada batalha vencida, a cada chefe derrotado, a cada nova área conquistada, o jogador desbravava um mundo belo, fascinante, misterioso e sombrio. Um mundo bem feito em cada detalhe, que dava gosto de explorar.


O CONFRONTO

Desde então, é sempre muito curioso nos jogos Souls da FromSoftware, se perguntar o que virá a seguir, pois os inimigos são muito bem trabalhados, ameaçadores, muitas vezes decrépitos; mesmo um simples inimigo pode ser perigoso, na fórmula Soulslike, a morte está sempre muito próxima, pois você morre com poucos golpes. É bastante comum um descuido, uma sequência de golpes do adversário e pronto: "Você morreu!". Por isso, mais do que na maioria dos outros jogos, encontrar um inimigo de grande porte, como um dragão, deixa um impacto profundo! Você, por um instante, pensa que a sua morte está próxima. Isso dá um frio na barriga…


Mas também pode ser a oportunidade de um combate épico, em que um deslize contra esse inimigo poderoso significa o fracasso. E depois de ser derrotado e sentir que não dá para combater esse inimigo agora, a ânsia de retornar ao confronto, se preparando e se fortalecendo, buscando por uma revanche contra o tal inimigo que era poderoso demais na primeira vez que você o encontrou.


Por toda a dificuldade, encontrar uma fogueira, no caso de Dark Souls, é uma sensação de alívio e um porto seguro, um novo espaço garantido, uma nova área conquistada. Um marco na exploração que é uma excelente forma de trabalhar com a mecânica clássica dos checkpoints.


O MELHOR ESTÁ NA SUPERAÇÃO

Os fãs entendem a dificuldade como fundamental para a fórmula Souls. Mas o principal está no modo como Hidetaka Myiazaki tempera esse ingrediente nos seus jogos da FromSoftware. O melhor está além! É que os fãs, a duras penas, depois de muitas mortes, percebem que existe um caminho para superar a dificuldade. E transformar, por exemplo, a batalha contra um chefão difícil, em um desafio que pode ser superado. Descobrir que é possível, e, finalmente, conquistar, gera aquela sensação de alegria e missão cumprida. Uma conquista a duras penas é mais gratificante do que uma conquista sem nenhum esforço. Para que a dificuldade não seja frustrante, é preciso que o jogador, mesmo que aos poucos, encontre meios de conseguir o que antes parecia impossível.


Arte sombria em Bloodborne

CAMINHOS DA SUPERAÇÃO

Mas não há apenas um caminho para se tornar mais forte, são vários os caminhos! Como por exemplo: 1) Acumular souls para subir de nível; 2) Encontrar equipamentos melhores; 3) Unir forças em cooperação; 4) Fortalecer as armas no ferreiro; 5) Decorar os padrões de ataque do chefão e descobrir como desviar; 6) Usar recursos como itens, parry, flechas, veneno, sangramento; 7) Encontrar dicas na internet e etc.


Essas são só algumas dicas, uma vez que parte do encanto que faz os fãs se apaixonarem pela fórmula Souls da FromSoftware é que existem inúmeras maneiras de descobrir que aquela parte que parecia inalcançável pode ser conquistada.


O MELHOR ESTÁ NO BUILD

O melhor caminho para enfrentar os desafios dos Soulslike, que envolve todas as afirmações anteriores, é montar um build dedicado, um personagem poderoso e mais bem preparado para vencer os desafios do jogo. Essa é uma das coisas que mais vicia no jogo! Que mais traz aquela sensação para os fãs: "Soulslike é o melhor!". Pois existem várias formas de se tornar poderoso, embora, nos jogos da FromSoftware, a dificuldade não desapareça por completo, um build pode, em alguns casos, oferecer aqueles momentos em que você pode se sentir o máximo por derrotar um monte de oponentes, inclusive chefes, sem morrer. Detonando inimigos que, sem o build, seriam bem mais difíceis.


DIVERSOS ESTILOS DE JOGAR

E o melhor de tudo, existem diversos estilos de build, que contemplam diversas formas de jogar. Basicamente, com variações e combinações, os builds derivam dos atributos que escalam com dano: cavaleiro (Força); assassino (Destreza); mago (Inteligência); clérigo (Fé). Em Bloodborne, os atributos são outros.


Encontrar os melhores equipamentos para cada build, saborear cada vez que o seu personagem fica mais poderoso com uma nova arma, item, armadura ou magia. Sentir como aquele combate difícil será encarado de forma mais suave, e, dessa vez, talvez o lado poderoso seja você. Tudo isso faz a sensação do fortalecimento do build ainda mais especial nos Soulslike.


E como cada build tem um jeito diferente de jogar - o mago se afasta e conjura magia, o cavaleiro cerca com o escudo e combate de perto, o assassino é ágil nos rolamentos e ataca de forma rápida e em sequência, o clérigo conjura milagres e combate de perto - não existe uma forma de jogar Souls, mas várias formas. Assim, o jogador tem escolhas e depois de dominar uma forma de enfrentar a dificuldade, existe, ainda, muita vontade de jogar de novo. Dominei o cavaleiro, agora vou jogar de mago e conhecer um estilo diferente, com ataques diferentes!


O MELHOR ESTÁ NO MULTIPLAYER

E se os jogos Souls da FromSoftware apresentam uma excelente experiência para aqueles jogadores que apreciam uma experiência solo, o multiplayer cria novas possibilidades de jogar, agradando também quem gosta de interações multiplayer. Desde Demon's Souls (2009), a cooperação (PvE) e os duelos (PvP) oferecem formas de agradar tanto jogadores que preferem trabalhar em equipe quanto aqueles que gostam mais da competição.


Cooperação

A cooperação permite ao jogador tanto ajudar quanto receber ajuda. Cooperar (PvE) é unir forças para enfrentar a dificuldade dos Soulslike, você pode se juntar a jogadores com diferentes builds e dividir a atenção daquele chefão difícil, juntando, por exemplo, um mago e um cavaleiro.


Competição

Já a competição (PvP), permite duelar contra outros jogadores, enfrentando dessa forma outro tipo de inimigo, de inteligência humana, que se comporta, portanto, de forma diferente aos adversários controlados pelo computador. Isso possibilita um duelo de builds contra outras pessoas. Enfim, jogar contra um humano é diferente de jogar contra uma máquina.


Assim, parte dos fãs, acredita que os Souls ficam ainda melhor pela forma como as interações multiplayer complementam o jogo. Criando novas possibilidades, seja para enfrentar as dificuldades (PvE), seja para enfrentar uma dificuldade diferente, humana (PvP). Isso tende a aumentar a variedade da jogatina, aumentando o tempo de jogo, deixando tudo ainda melhor. Além da experiência solo, muitos jogadores querem também explorar os Soulslike com os amigos ou com outros jogadores.


Arte fantástica em Dark Souls III

O MELHOR ESTÁ NA SENSAÇÃO ÚNICA

Mas o melhor mesmo talvez esteja na combinação de tudo: tanto da ação, do combate, da exploração e da preparação do personagem para enfrentar tanto poderosos chefes quanto outros jogadores habilidosos. E não é apenas a ação, o confronto, mas a imagem de criaturas sombrias, fantásticas e ameaçadoras, temperadas com um show de encenação mórbida, muitas vezes com movimentos bestiais em cenas que antecedem as batalhas contra os chefes. Tudo concebido no conceito Souls com uma teatralidade sombria.


A arte dos jogos Soulslike é uma das melhores! Inclusive os detalhes do cenário, a exploração vale a pena não apenas para o jogo, a ação e a coleta de itens; mas para a contemplação, a observação de uma arte que é bela e impressionante para se admirar. Essa arte guarda até mesmo um significado que ajuda a contar a narrativa do jogo. Junto a isso, a cada grande evento, sons, músicas e efeitos que combinam com a ação e dão vida à sensação de jogar a fórmula Souls.


Hidetaka Miyazaki, ao melhorar os jogos da FromSoftware, merece ser considerado um dos gênios do desenvolvimento de jogos, sendo um exemplo a ser enaltecido e um mestre a ser seguido. A fórmula Soulslike, combinando todos os seus elementos: a exploração, a arte, o build, as armas, as armaduras e as magias, faz com que os confrontos causem um grande impacto nos fãs, gerando aquela sensação única de jogar um game Souls. E colocando os jogos da FromSoftware entre os melhores!


O VIDEOGAME COMO ARTE E JOGO

O GamesVida é um site e canal do Youtube que estuda os videogames na sua Totalidade. Aqui tanto a imaginação quanto a jogada é explorada. Com materiais de ‘Educação com Videogames’ e análise das jogadas. É o videogame investigado como Arte e Jogo. Para acesso rápido, fácil e organizado a todo o conteúdo do site consultar o seguinte link: Mapa do GamesVida.


[GAME OVER]

Comentários

Mais visitadas nos últimos 30 dias

As Melhores Armas para cada Build de Bloodborne

MISSÃO: Essa postagem explica como funciona o dano das armas em Bloodborne. Você vai entender para que servem aquelas letras no menu das armas. As armas principais de cada atributo. Os builds de Bloodborne. Como se tornar um personagem poderoso e sofrer menos nesse jogo desafiador. Informações sobre todas as armas. Qual atributo evoluir para cada uma delas. Essa é uma postagem para quem está interessado em aproveitar o máximo dos builds de Bloodborne, para fazer um personagem aproveitando o máximo de recursos que o jogo oferece.

Dicas para Ghost Recon Wildlands - Guia Tático

  Este é um guia tático, contendo dicas para Ghost Recon Wildlands. A marca Tom Clancy's da Ubisoft apresenta alguns dos jogos mais complexos de tiroteio tático. As dicas deste guia procuram explicar cada momento da ação, de forma a revelar a riqueza de cada detalhe. Sozinho ou em cooperação com outros jogadores online, Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands é um excelente game de tiroteio tático.    GUIA TÁTICO PARA GHOST RECON WILDLANDS As dicas deste guia estão organizadas para pensar o passo a passo da jogada, de forma a instruir o jogador desde os primeiros momentos da ação. O conceito do jogo também é explicado junto às dicas, o guia contém ainda informações sobre a evolução e o fortalecimento do seu personagem. E se tudo der errado e você for detectado, tendo que encarar um tiroteio de todos os lados, o guia também poderá ajudar com dicas para essa situação.    DICAS DE POSICIONAMENTO Ghost Recon apresenta um v...

Classes de Dragon's Dogma: Dark Arisen - Skills e Augments (Fighter / Strider / Mage)

Nessa postagem uma introdução sobre como funciona o sistema de classes e todas as habilidades ( core skills , weapon skills , augments ) das três primeiras classes: Figther, Strider, Mage. A postagem é recheada de dicas sobre as habilidades e informações sobre essas classes.

Jogos com histórias incríveis - Games e Narrativa

Como mídia, os videogames oferecem aos desenvolvedores diversas possibilidades narrativas; jogos eletrônicos podem conter textos, imagens, cenas, sons, diálogos, mecânicas e etc. E todas essas possibilidades são exploradas de acordo com a criatividade de cada produtor. São diversas as possibilidades de contar uma história em um jogo eletrônico. Esta postagem explora algumas dessas possibilidades, lembrando exemplos de games clássicos e modernos que souberam muito bem contar histórias incríveis, trazendo entretenimento muito além do gameplay - do momento do jogo, da ação. Vamos lembrar de games que criaram histórias que nos marcaram até hoje. Esta postagem é para que você saiba mais sobre narrativa nos jogos. FOCO EM NARRATIVA A seção Narrativa do Mapa do GamesVida se dedica a explorar o universo narrativo dos games, a arte de contar histórias no mundo interativo dos jogos eletrônicos. Esta postagem tem dois objetivos: o primeiro é celebrar al...

Dark Souls - Guia do Build - Level Up, Status e Armas

A MATEMÁTICA DO BUILD DE DARK SOULS Dark Souls é um jogo profundamente matemático, como todo RPG, números de dano por segundo, valores de resistência, level up, status scaling - aqueles que aumentam o dano (Strength, Dexterity, Inteligence, Faith) - são todos elementos matemáticos. Para aproveitar completamente o jogo é interessante entender pelo menos um pouco dessa matemática. Mas, se você é daqueles que não gosta de matemática, não precisa ficar preocupado, pois a matemática de Dark Souls é agradável, faz sentido e ajuda a vencer os desafios do jogo. Mas, mais do que ficar mostrando números e cálculos, o que você vai ver aqui é o funcionamento do jogo. Matemática no sentido da explicação, pretendo explicar o primeiro Dark Souls, com o objetivo de entender seu funcionamento e se preparar para todos os jogos da FromSoftware! BUILD COMO CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM 1) A IMPORTÂNCIA DO BUILD Na economia de Dark Souls fazer o level up do personagem será...